Carregando

Medições de Turbidez

Publicado em: 13/01/2023 Autor/fonte: Ricardo Costa
Medições de Turbidez

A turbidez pode ser definida como o espalhamento de luz produzido por partículas em suspensão ou colóides presentes em um meio líquido. Ela é expressa, normalmente, em NTU (Nephelometric Turbidity Unity).

As principais causas da Turbidez são sólidos em suspensão como silte (detritos de rochas menores que grãos de areia), argila, sílica, colóides e, também, matéria orgânica, micro-organismos e algas. A origem dessas causas pode ser o próprio desgaste do solo (ausência de mata ciliar), mineração, lançamentos indevidos de efluentes industriais e esgotos domésticos. Tudo isso contribui para a existência de micropartículas na água que precipitam muito vagarosamente, gerando a turbidez.

Como consequência do aumento da turbidez podemos ter a diminuição da penetração de luz na água e com isso a diminuição da fotossíntese de fitoplanctons e algas, causando redução nos níveis de oxigenação do meio hídrico, comprometendo a vida aquática. Outras consequências são a obstrução de guelras de peixes, aumento de temperatura do meio devido maior absorção de calor pelas partículas e quando se trata de água bruta para abastecimento, a turbidez irá interferir na desinfecção da água, pois o material em suspensão pode conter organismos e dificultar a ação do desinfetante. Outra consequência seria a formação de lodo extra nas estações de tratamento de água.

Por tudo que vimos até agora, faz-se muito necessário a medição e o controle da turbidez em vários processos que envolvem meios hídricos.

A medição da turbidez se dá pelo uso de um turbidímetro, que é um equipamento que emite um feixe de luz que passa através de uma amostra de interesse e mede o espalhamento (desvio) dessa intensidade luminosa a um ângulo de 90º. Veja nas figuras abaixo um turbidímetro e seu esquema de medição.

 

 

O que podemos observar em nosso mercado Brasileiro é uma ampla variedade de turbidímetros ofertados, porém poucos com medições confiáveis. Isso se dá devido falhas no sistema óptico e componentes de baixa qualidade que tornam o medidor com preço atrativo, porém comprometendo muito o resultado analítico.

A medição de turbidez, por si só, é bastante complicada quanto ao aspecto de repetibilidade e exatidão, pois como se trata de partículas em suspensão em um meio líquido onde a homogeneidade da amostra é um fator primordial e de difícil obtenção. Se não houver um equipamento realmente confiável para a determinação da turbidez, aí estaremos com a medição totalmente comprometida. As consequências podem ser muito ruins, desde desastres ambientais até uma água ?potável? chegando ao consumidor fora dos padrões exigidos por legislação, sendo que quando se trata de turbidez em faixa baixa (entre 1 e 5 NTU), os erros de turbidímetros de baixa qualidade ficam mais acentuados ainda.

A Evagon, como distribuidora oficial Thermo no Brasil, oferece o que há de melhor em medição de turbidez. O turbidímetro Thermo AQ 4500 alia grande precisão, portabilidade, facilidade no uso e preço muito competitivo.

 

 

O equipamento tem um desempenho ótimo em toda sua faixa de trabalho que vai de 0 a 4.000 NTU´s. Graças a essa ampla faixa, o turbidímetro AQ 4500 pode medir desde águas brutas e soluções com alta turbidez até águas potáveis e ultrapuras com grande precisão e repetibilidade. Seu sistema de calibração permite o uso de vários padrões com diferentes concentrações em toda sua faixa de trabalho.

Utilizando tecnologia de ponta, o turbidímetro AQ 4500 possui dupla fonte de luz e métodos aprovados pela U.S. EPA para medições em água potável e efluentes, permitindo ensaios de turbidez que atendem aos métodos EPA 180.1 e ISO 7027.

A Interface digital RS232 bidirecional permite que o equipamento se comunique com computadores e softwares gestores de laboratórios.

Seu tamanho portátil permite medições em campo como também em bancada sem perda de precisão.

A proteção Industrial IP 67 permite com que o medidor caia em corpos hídricos como rios, lagoas, efluentes e nada aconteça em termos de mau funcionamento.

O teclado alfanumérico de membrana confere ao equipamento maior resistência ao desgaste ocasionado pelo uso contínuo, o que diminui custos extras com trocas do teclado.

Manutenção Preventiva pH este é um teste
Posts Anteriores
  • Janeiro / 2023 - 1 post
  • Maio / 2022 - 1 post
  • Janeiro / 2022 - 4 posts

Contatos

comercial@evagon.com.br

(11) 96648-7014

(11) 4815-2455 / (11) 2709-0105

 

Horário

Segunda a Sexta

Das 08h30 às 18h00

Sábado 09h00 às 12h00

Endereço

Av.Fernando Arens, 807/09 - Vila Arens II

Jundiaí-SP

CEP: 13202-570